Talvez te envolvas a tal ponto de emitires um  “Tic Tac, Tic Tac, Piuííííí…” ou sejas um pouco mais adulto que nós e não chegues a tanto. Mas, dificilmente fica-se indiferente a algo assim. 

| O que é | Percurso exclusivo para circulação de bicicleta ou a pé, em meio a natureza e às margens do Rio Dão
| Onde fica| Interior de Portugal, entre Santa Comba Dão e Viseu
| Para quem|  Ciclistas, caminhantes, famílias e pessoas com limitações de mobilidade.
| Grau de dificuldade | Baixo
| Porque ir | Porque desfrutar de um ambiente natural cercado de verde é sempre uma boa ideia.
| O que fazer | Caminhar, pedalar, piquenique e nadar no rio.
| Quando fomos | Setembro 2018
| Distância| 49 km

A belíssima Ecopista do Dão é uma excelente opção para se conjugar os interesses e atividades familiares, mesmo com pouco tempo ou dinheiro mas, com sobra de bem estar e saúde. Na velocidade da Maria Fumaça, entramos nos trilhos do tempo.

Nos tempos da Maria Fumaça

Ah, o tempo… Como tudo era diferente nos tempos da Maria. Eram assim chamadas popularmente as locomotivas a vapor no Brasil, pela fumaça que  produziam. Hoje em dia tudo mudou e se naquele tempo as locomotivas e as pessoas se locomoviam em uma velocidade que permitia a prosa e contemplação da paisagem, hoje tudo segue tão rápido que já nem se apita. Quando se vê já se foi o dia de folga, as ferias e o feriado.

Conjugar os interesses e atividades recreativas que inclua toda a família para aproveitar as poucas horas disponíveis, torna-se um desafio que normalmente nos une em volta do mesmo ou do nada. Sentamos todos à frente da tv, nos limitamos a uma mesa de restaurante ou apenas numa volta tão vazia ao shopping quanto o bolso depois dos gastos. Por vezes, nesse tipo de “desporto” mais vazia fica mesmo é a alma, sobretudo, se o tempo depois desse for a segunda-feira que leva ao início do mesmo processo para chegarmos ao mesmo fim, o próximo fim de semana. E tudo se repete. Assim ele passa feito o comboio, que até ouvimos o apito mas não conseguimos acompanhar.

Entrando nos trilhos

O desafio de unir e conjugar atividades interessantes para toda a família e sua diversidade pode estar a apitar no frescor das margens de um rio, ao som dos passarinhos e numa velocidade que o tempo levou mas, deixou os trilhos e caminhos que podem ser percorridos em um treino duro enquanto o piquenic, a caminhada, a corrida ou simplesmente o ócio, estão a decorrer em simultâneo no mesmo espaço. São as Ecopistas ou Vias Verdes, itinerários sugestivos, ricos em natureza, paisagens e lugares históricos que podem nos conduzir a travessia de rios, montanhas, lagos, aldeias e monumentos antigos sobre uma sela e duas rodas, ou simplesmente, a pé.

Em um dia de sol o rio convida a um mergulho e um piquenique às margens do Dão, uma boa desculpa para uma paragem apreciando toda aquela natureza em volta.

A pista ciclável mais longa do país

Como em vários países da Europa, Portugal também se rendeu às antigas linhas de comboio utilizado-as e transformando-as em ecovias. Essa belíssima onda verde é uma excelente opção para se conjugar os interesses e atividades que diferem, mesmo com pouco tempo ou dinheiro mas, com sobra de bem estar e saúde.

Um desses exemplos é a Ecovia do Dão, que percorremos em Setembro/2018 numa viagem pelo interior. A pedalada de 49,2 km iniciou-se em Santa Comba Dão e por ela chegamos a Viseu, trata-se da pista ciclável mais longa do país.

 

Pontos de acesso e apoio

Sem grandes desníveis a via pode ser percorrida facilmente, sobre um pavimento colorido nas cores azul, verde e vermelho de acordo ao concelho a que pertence, Dão, Tondela e Viseu, respectivamente. Percorrível por qualquer tipo de bicicleta, atravessando túneis iluminados através de energia solar que também alimenta postes no percurso, passando por antigas estações abandonadas ou transformadas em cafés, sempre cercado pelo verde.

Na velocidade que conecta

Atravessar a antiga ponte metálica sobre o rio, a bela paisagem ou olhar como criança os detalhes de uma locomotiva a vapor de 1885 estacionada na Estação de Torredeita, é uma viagem no tempo que talvez te envolva a tal ponto de emitires um  “Tic Tac, Tic Tac, Piuííííí…” ou sejas um pouco mais adulto que nós e não chegues a tanto. Mas, dificilmente fica-se indiferente a algo assim.

Então não há desculpas, equipa-te como te apetece e segue connosco, há muitas ecopistas por aí.  A Ecopista do Dão foi-nos uma grata surpresa e recomendamos a experiência.

Assista o video de nossa travessia pela Ecopista do Dão e veja no mapa sua localização.
    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem
    Booking.com