Conhecendo toda Costa Sul de Portugal

Você conhece as praias mais bonitas de Portugal, sabia que há paraísos desertos pelo litoral sul do país?

Decidimos “cumprir” Portugal numa caminhada por todas as praias do Algarve e Alentejo, Ilhas da Ria Formosa, Rota Vicentina, Trilho dos Pescadores, Pequenas Rotas e início da GR11-E9. Ouvindo histórias, conhecendo as suas gentes e desfrutando de paisagens únicas com eventual companhia de mestres da literatura portuguesa, na esperança de traduzir os nossos sentimentos. Uma tarefa que exige chapéu de sol e disposição para muitos mergulhos.

Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar.– Sophia de Mello Andresen –
Portugal
Pedra-da-Agulha,-Arrifana,-Trilho-dos-pescadores
Praia-da-Ribeira-do-Cavalo
EP 30(Portinho da Arrábida-Sesimbra)7
Ponta-da-Piedade
Algarve,-Costa-Sul,-Portugal
Praias-do-Algarve
EP 32(Cabo Espichel-Lagoa de Albufeira)39

| O que é | Caminhada de longa distância pela costa sul 
| Onde fica | Portugal | De Vila Real de Santo Antônio à Lisboa
| Quanto tempo | 33 dias – 662 km
| O que fazer | Percorrer trilhos, caminhar por praias lindas e secretas, ouvir histórias de pescadores, comer comidas deliciosas, assistir espetaculares pores do sol, adormecer debaixo das estrelas…
| Quando fomos | Primavera/Verão 2017
| O que não pode faltar| Fatos-de-banho, protetor solar, chapéu e água 

A diversidade paisagística de Portugal faz dos senhores da navegação, guardiões de um grande tesouro que, descobre-se saboreado uma incrível gastronomia ao cheiro da maresia e entre molduras de sorrisos de um povo amável, espirituoso, com incontáveis historias acolhendo e fascinando. 

A nossa proposta de “olhar o mundo e as pessoas com um pouco mais de calma” nos levou a percorrer toda a costa sul de Portugal numa caminhada iniciada em um 25 de Abril com o nome da canção de Chico Buarque de Holanda, “Tanto Mar”, em homenageada a revolução dos cravos e apropriado a junção luso-brasileira de Eliane e Dinis.

Praia após praia, fomos descobrindo paraísos desertos e secretos que por vezes exigiu alguma destreza para alcançá-los mas, que valeu todo o esforço. Além das já conhecidas praias que atraem gente do mundo inteiro nos seus dias mais quentes, através de percursos pedestres marcados e não marcados à beira-mar, até atravessarmos a imponente Serra da Arrábida e chegarmos a Lisboa pela costa da Caparica.

“Tanto Mar” é um convite a pôr-se em movimento e descobrir, Portugal e a pé. Talvez os nossos posts, vídeos e fotos possam estimulá-lo a percorrer um pouco mais a iniciar uma grande rota como a GR11|E9 que leva à Rússia a partir de Sagres sem saber quando volta, passando pôr a maior extensão de praia da Europa, dedicar 10 dias a percorrer uma das rotas mais bonitas do mundo no ritmo do Alentejo como a Costa Vicentina, uma semana de sonho entre as 5 Ilhas da Ria Formosa, dedicar apenas 1 dia do seu fim de semana a percorrer, com os filhos, os sete vales suspensos ou, ao ritmo do corridinho algarvio, ir apenas saborear uma deliciosa barriga de atum na região do Sotavento descobrindo o Algarve que mantém as suas origens piscatórias longe da agitação turística do Barlavento e as suas praias conhecidas internacionalmente. 

Etapa a etapa, você pode conhecer tudo o que se vê quando se segue com calma esta região e, perceber os sentimentos que despertam os encontros e situações quando se percorre longas distâncias por dias seguidos a pé com mochila às costas. Alguns, desses sentimentos são comuns a qualquer travessia, outros pontuais, de acordo com a região percorrida e as suas características.

O que andara o Senhor Marquês a fazer numa antiga aldeia de pescadores? Os pescadores não gostaram nada das suas intervenções e isso rendeu…

A expressão “ficar a ver navios” está associada a expectativas frustradas e desilusão. Mas, na Ria Formosa qualquer caminho é uma grande oportunidade de desfrutar de um cenário paradisíaco…

Se você gosta de atum deve saber qual é a parte mais saborosa. Nós só descobrimos depois de passar por um cemitério, após a tranquilidade…

O que torna um mercado de peixe irresistível? Fomos atraídos pelo burburinho, nos encantamos com a agitação e sorrisos fáceis de uma gente simples, antes …

Seguir para uma ilha piscatória ouvindo histórias de pescadores e conhecer a história de uma moura chamada Floripes. Só mesmo uma cataplana de marisco para …

Qual a definição de paraíso? Para muitos pode ser uma ilha inteira para chamar da sua. E embora as imaginemos a muitos quilómetros de distância…

Fosse esse trecho uma pessoa, sofreria de grave crise existencial já que muitos insistem em chamá-lo de ilha quando, na verdade esta longa faixa de …

Imponentes falésias dão o tom do que vem pela frente nesta parte do Algarve denominada, Barlavento.
Palco de partidas das grandes navegações portuguesas, as cores e…

A terra de descobridores ainda guarda muitos segredos, conhece-los de pés descalços dar-nos uma sensação de liberdade traduzida em oração. Enquanto alcançamos pequenas e secretas, praias …

Foi preciso caminhar, nadar e improvisar para conseguirmos mostrar um pouco desse paraíso. Túneis que levam ao mar, sete vales suspensos e uma gruta eleita a…

Virando o mundo e cravando o chão, vivendo sonhos impossíveis, vendo Deus às margens do esplendor e beleza das verdes águas transparentes e, um …

Carregando as suas casas de colmo e lata às costas, até transformá-las em tijolos e argamassa, ao som de canções e aromas da pesca. Os índios …

Se tivesse que eleger um último porto na sua vida, qual seria? Dom Sebastião elegeu o mais bonito do mundo e acreditar no mito do…

Ai esses encontros, cantorias, rodadas de boas conversas com quem nunca se viu e, em instantes tornam-se os melhores amigos a romper a madrugada com.…

Um lugar sagrado, testemunho do tempo, guardador de segredos e portais mágicos…Sagres, o lugar sagrado. Promontório de agressiva beleza e austera monumentalidade, envolto em profundo simbolismo…

Vestígios de uma antiga aldeia e cabanas de pescas atuais, nos mostram que desde os tempos  islâmicos, a região é favorável e bem aproveitada para…

O terreno e o rigor da vegetação entre falésias e pesqueiros sob sol forte é recompensado no mergulho a espera da maré baixar para seguir …

Uma vegetação agreste a cortar a pele, o sal do mar e o sol na cabeça, um pouco de água doce é muito bem-vinda. Mas…

Enquanto o corridinho algarvio dita o ritmo intenso das suas praias, no Alentejo a vida segue mais calma, com tempo para apreciar uma das mais…

Há uma espécie de besouros muito curiosa pela costa alentejana. Eles fazem grandes travessias por trilhos e rotas. Eles carregam as costas algo que lhes…

Uma passagem secreta nos levou a um cenário de paraíso. A costa alentejana é generosa em prover momentos e alimentos para as almas mais famintas…

Acordar e frente ao mar e de águas cristalinas, é um dos muitos chamados da vida para …

A vila não é lá muito nova, tão pouco contamos as fontes para saber se são mil, a bem da verdade não vimos nenhuma. Mas…

Sabe aquela “vibe” positiva do surf, com fundo musical entre cordas de violão? É mesmo em São Torpes que ela reside e faz-te dropar…

Quando se percorre a maior estenção de praia do país, percebe-se que muito além do peixe, tem vindo dar à costa. Uma realidade que precisa…

Do sal ao doce. A Lagoa de Santo André une-se ao mar e conduz a vários percursos pedestres de uma Reserva Natural impossível de se…

Formas esculturais, disputa com o esplendor do mar, as atenções de quem percorre o areal. Algo como a Sagrada Família de Antoni Gaudí, só que…

Sobre Troia e cavalos, em alusão a tragédia troiana, o máximo que pode-se esperar é que numa cavalgada à beira-mar, seja ela eleita a sua paixão… 

Nem só de peixe se vive além do Sado. Desde um dos melhores mercados do mundo com os seus 57000 azulejos, a arte urbana representada entre…

A Serra [do Risco] tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar, é uma onda de …

A praia paradisíaca, a mais bonita, o segredo mais bem guardado de Sesimbra… Uma beleza natural cheia de adjetivos, que exige o esforço de uma…

Uma paisagem selvagem de beleza dramática com pegadas de dinossauros fossilizadas ao lado de santuário fabuloso, num promontório da costa portuguesa, cheio de caminhos…

Chegaram a Lisboa ao cair da tarde, na hora em que a suavidade do céu infunde nas almas um doce pungimento, agora se vê como…

A costa sul de Portugal é deslumbrante e compartilhamos nos vlogs que estão no canal do Youtube, todas as imagens e experiências que vivemos nessa travessia, não deixe de assistir. 😉

Veja no mapa, a rota completa de nossa viagem a pé pela Costa Sul de Portugal

    Nota: 1.Se você optar por percorrer esta rota, faça-o por sua conta e risco. Verifique as condições meteorológicas, condições e fechamentos de terra / estradas atuais, possua equipamentos de segurança e navegação adequados usando as informações aqui contidas como um recurso de planeamento a ser usado como um ponto de inspiração em conjunto com a sua devida diligência. Não somos de forma alguma responsáveis ​​por danos pessoais, danos a propriedades pessoais ou qualquer outra situação que possa acontecer com que opte por seguir este caminho. 2. Desenvolvemos esse trabalho e partilha de forma autónoma, sem nenhuma ajuda ou participação de qualquer instituição, pública ou privada. De forma que se gostares do nosso trabalho, a vossa partilha é o caminho para continuarmos.

    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com