O que torna um mercado de peixe irresistível? Fomos atraídos pelo burburinho, nos encantamos com a agitação e sorrisos fáceis de uma gente simples, antes de fazermos a travessia para a ilha que, de um lado é chamada Ilha da Fuseta e do outro, Ilha da Armona. Se não for essa a definição oficial não importa, é assim que os locais a classificam e como se trata de uma só ilha, desistimos de tentar compreender de quem é a ilha. O que podemos garantir é que por quase um dia inteiro, foi praticamente nossa.

|Etapa 4
|Fuseta – Olhão| 17 km

Um daqueles cenários do paraíso que começa pela beleza da travessia, avistando viveiros de ostras e segue-se por pequenas  e rasas lagoas, convidando sua criança interior a brincar enquanto passa por si uma estrela-do-mar entre lindas conchas e ouriços coloridos, uma descoberta a cada passo entre mergulhos e deslumbramentos pela simplicidade.

Caminhar por todo o dia sobre areia com mochilas às costas, poderia dar lugar apenas ao desejo de descanso ao alcançar a outra ponta da ilha, Armona, não fosse a beleza dessa aldeia piscatória que revigora as forças como se acabássemos de iniciar o dia. 

Um local perfeito, eleito para instalar a tenda de campismo e desfrutar da forma mais adequada a toda aquela vida natural, não fosse o fato do único parque de campismo que há na ilha, não aceitar tendas. É isso mesmo, você não se equivocou ao ler ou eu a escrever. Trata-se de uma inaceitável realidade que nos deparamos, incrédulos. Não se pode acampar dentro do parque de campismo, não é permitido o uso de tendas dentro do camping da ilha de Armona. O parque dispõe de bangalós e preços mais salgados que o mar. 

Nossa opção foi atravessar a Ria e instalar-se no parque de campismo de Olhão e, de lá fazer a travessia para a ilha da Culatra, no dia seguinte.

Conheça todas as ilhas da Ria Formosa nessa nossa caminhada pela Costa Sul de Portugal.

Travessia Ilha da Fuseta

Praia da Fuseta

Algarve a pé

Ilha da Armona

Ilha da Armona, Algarve

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Veja no mapa, a rota completa de nossa viagem a pé pela Costa Portuguesa

    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com