Se você gosta de atum deve saber qual é a parte mais saborosa. Nós só descobrimos depois de passar por um cemitério, após a tranquilidade de um extenso areal a caminho da Fuseta.

Etapa 3
|Ilha de Tavira – Fuseta| 23 km

Na época baixa a ilha de Tavira é um paraíso deserto, mesmo em dia nublado e com chuva a beleza de seu extenso areal mantém seu encanto. Pelo já habitual cenário, alcançamos a praia do Barril onde há um cemitério” de âncoras, que remota a época que os atuns frequentavam os mares algarvios em maior quantidade que o turismo de verão nas praias do barlavento. Os conhecimentos deste tipo de pesca eram passados de pai para filho, e muitos homens necessários para a tarefa. Conhecemos uma das crianças que assistiu os trabalhos, hoje já com seus cabelos brancos, nos falou com ar nostálgico da grande festa e o ápice glorioso do event“então aquilo se transformava em mar de sangue”.

Há muitas formas de se fazer o atum, mas foi em Santa Luzia que descobrimos uma das partes mais saborosas que dificilmente esqueceremos, a barriga de atum. Santa Luzia é separada do mar pela Ria que se alcança por uma ligação terrestre, um caminho que com maré baixa, pode-se observar o ir e vir dos pequenos caranguejos no sapal, os caranguejos-violinistas que já havíamos visto em Cabanas.

Se na praia do Barril há um “cemitério”, ali perto uma senhora recusa-se bravamente a abandonar o frescor de verdes folhas, mesmo com seus mais de 2.000 anos. Uma oliveira resiste ao tempo com diâmetro de tronco largo e oco que abriga uma mesinha e cadeira. Um convite a sermos por uns instantes Alice a tomar chá com o coelho num mundo de faz de contas.

Um percurso que fizemos acompanhados de nuvens e muitas paragens pela incidência de chuva o que nos levou a buscar um hostel na Fuseta em detrimento ao parque de campismo que há na cidade, assim conhecemos Armandio e Paula. Pessoas que  nos hospedando de corpo e alma, alegrando e dando ânimo para continuarmos. São encontros e momentos que não se consegue explicar com muitas palavras, ou tão pouco, algumas. São gestos e sinais que materializam os milagres e nos direcionam o caminho.

Conheça todas as ilhas da Ria Formosa nessa nossa caminhada pela Costa Sul de Portugal.

 

Veja no mapa, a rota completa de nossa viagem a pé pela Costa Portuguesa

    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com