A Serra [do Risco] tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar, é uma onda de pedra e mato, é o fóssil de uma onda…a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa, com 380 m, que cai num mar calmo, azul cristalino e verde-esmeralda. A beleza que a natureza aqui esculpiu ou desenhou não passa despercebida e não cansa de nos maravilhar. – SEBASTIÃO DA GAMA –

|Etapa 30
|Portinho da Arrábida – Sesimbra | 24 km

O Forte de Santa Maria da Arrábida vale a visita não só pela bela vista da bahia. Construído com a função de proteger o convento da Arrábida, antigo destino de peregrinação, passou a ser uma pousada dos pais do escritor português, Sebastião da Gama. Hoje é um museu com centro de biologia marinha onde pode-se obter mapas e informações sobre o Parque Natural da Arrábida.

A região é de uma beleza incomparável, percorre-la a pé é uma experiência que marca e desperta os sentidos e a consciência ecológica. 

Trechos escarpados com vistas esplendorosas, praias paradisíacas, grutas que são verdadeiramente santuários… Motivos suficientes para registar a presença humana  há mais de 500 mil anos. Vestígios mostram que fora utilizada como refúgio, santuário e necrópole pelos Neandertais, mas a Lapa de Santa Margarida nos mostra que o caráter religioso manteve-se até pouco tempo e que o primitivismo está mais presente nos tempos atuais, que há 50 mil anos. O vandalismo presente no interior da gruta não é nenhuma arte.

A Lapa de Santa Margarida é apenas uma das inúmeras grutas da serra e vale a visita. A capela construída no seu interior não conta mais com algumas imagens em seu altar, hoje guardadas no Convento da Arrábida mas, o santuário dispõe de esculturas naturais que dispensam a mão humana.

Do alto do Jaspe a vista panorâmica, em dias de céu limpo,  permite ver o arco litoral Sines-Troia na sua totalidade.

Quem pretende percorrer a serra o mais próximo possível da costa, necessita usar o GPS ou bússola para se orientar. O Parque Natural da Arrábida, tem uma vegetação muito densa e por vezes alta, com arbustos muito fortes característicos da vegetação junto ao mar que dificulta a orientação e a caminhada, mesmo nos trilhos e caminhos existentes. O acumulado de subidas e descidas é muito acentuado e é preciso ter atenção para não causar dano à biodiversidade. 

A crista da “onda” é o Píncaro (381m), a falésia mais alta da Europa continental e chegar até lá implica numa relação muito próxima com a vegetação local denominada e com propriedade de carrascos.

Se pretende percorrer os trilhos da serra, considere uma hidratação extra, tempos de descanso acima do habitual e muitos arranhões, tudo compensado com uma incrível vista.

Poema: “O Sonho” de Sebastião da Gama

Portinho-da-Arrábida
Forte Santa Maria da Arrábida
Pincaro,-Serra-da-Arráida
Cabo de Arrés, Sesimbra
EP 30(Portinho da Arrábida-Sesimbra)20

Veja no mapa, a rota completa de nossa viagem a pé pela Costa Portuguesa

    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com