via della costa

Via D’ella Costa é um caminho histórico e parte do percuro que liga Santiago de Compostela a Roma, na região de Liguria em Itália, fronteira com a França.

No lado frances a rota segue em direção compostela e em direção a Roma segue pela Via Francigena, a partir de Sarzana, as portas da Toscana. 

Ben venuti in Itália

Bem vindo aos tons pastéis e janelas verdes das casas torre, aos barcos de pesca cobertos com lonas de listas brancas e azul em enceadas que poderiam ser apenas uma vila de pescadores mas, isto é Itália o lugar onde se respira o romance, onde tudo parece cenário de filme e os aromas de massa com queijo derretido no forno e pesto genovese perfumam o ambiente e emolduram “la doce vila”.  
 
Praia de Camogli, Via della Costa

Os altos e baixos do caminho

O percurso da Via Della Costa é todo entre mar e montanha e exige força nas pernas para vencer o terreno rochoso e acidentado. Um verdadeiro desafio para a pedalada,  aliviado por incríveis vias ciclopedonais.
 

No sentido de Roma a rota avança ao longo da costa, inicialmente, entre plantações e estufas costeiras, desviando da vegetação e por estruturas metálicas que repõe um trecho do penhasco desafiadores para quem sofre de vertigens.

Mas as vistas compensam e a grande dúvida se o tom é verde ou azul é um belo incentivo na progressão. São as fascinantes cores do Mediterraneo que dão o tom e alimenta a vida nesse percurso.

um percurso de campeões

Em Ospedaletti, uma ecovia a bera mar oferece um panorama distinto, 24 km até San Lorenzo al Mare plano é totalmente dedicado as atividades ciclopedonais por entre túnies numa pedalada costeira e suave.

É a ciclovia “Capo Nero”, também conhecida como “Galeria Milano-San Remo” em alusão a clássica prova de apenas um dia,  a classicissima,  possui placares e citações com historias curiosas a respeito da prova.

O percurso até Génova coincide com o da prova conhecida com o da clássica prova, com vários trechos ciclopedonais.

As pessoas sempre chegam na hora exata nos lugares onde estão sendo esperdas. O DIÁRIO DE UM MAGO, PAULO COELHO

São 348 km desde a cidade de Menton na França, passando por cidades como Imperia, Camoglim Genova, Moneglia, o Parque Natural de Cinque Terre e  La Spezia, chegando as portas da Toscana, na cidade de Sarzana. 

histórias de pescadores

Genova guarda a atmosfera de antigas navegações e disputa com outros territórios a nacionalidade do navegador Cristóvão Colombo que, curiosamente, escrevia em castelhano mesclando palavras em português, mesmo quando a correspondência era endereçada a Itália.

Controvérsias a parte, desta cidade, uma das mais antigas da Europa saiam navegações para todo o mundo com sacos de velas e mercadorias envoltos em um tecido azul.

Era o “azul de Genova” que se pronunciava-se como blu de genes, o que no acento inglês virou o “blue jeans”.

Isso mesmo,  na Itália, até marinheiro dita moda, fizeram isso ao confecionar calças resistentes para o trabalho com o tal tecido azul.

Ou seja, Cristovão pode até não ter nascido aqui mas, a calça jeans é genovesa.

encantos à beira mar

As aldeias da Liguria arrastam corações como peixes nas redes dos pescadores. O colorido das casas é algo que chama a atenção em Camogli, que significa Casa das Esposas, já que esse território era completamente delas, enquanto os maridos estavam no mar. Em dias de nevoeiro e mal tempo era esse colorido o farol que os guiavam de volta a casa. 

 

O terreno com altimetria alternada, revelando pequenas jóias como Moneglia, guardada entre dois promontórios.  E um último trecho ciclopedonal antecede o grande desafio da travessia.

Mar e montanha no conjunto de cinco coloridas vilas centenárias a beira mar ladeadas por penhascos, Cinque Terre apaixona e põe a prova os corações e as condições cardiovasculares, com vertiginosas alternâncias de altimetria entre o nível do mar e a altitude da montanha.

A caminhada entre as aldeias é menos exigente mas, não menos memorável. Que te parece ficar sem frei na bicicleta nessas condições?

Via della Costa de bicicleta
5