Prepare-se para entrar em outro tempo. Mal nos recuperamos da fuga de matilhas de cães, passamos por um portal direto para o século oito. Porque Marrocos é um destino onde o singular não se aplica e os sentidos e emoções são despertados todo o tempo.

| Onde fica | África | Marrocos 
| O que é | Uma cidade imperial que preserva uma mesquita de arquitetura medieval 
| O que fazer | Se perder e se achar por ruas medievais, se deslumbrar com lindos mosaicos,  fontes e palácios, experimentar sem medo a comida de rua enquanto observa a vida agitada dos souks e descobrir se o cheiro do curtume é suportável ou não.
| Quando |  Dezembro/ 2017

Imagine você com roupa de ciclismo, capacete na cabeça, montado em uma bicicleta de dois lugares e com um atrelado acoplado entrando no século oito.

Chegar a Fès de bicicleta vai além do desafio de pedalar, é entrar em um outro tempo, o tempo de Fés. 

 

A nossa entrada na medina nunca conseguira ser descrita com fidelidade, envoltos em uma multidão, espremidos entre bancas, cestos, legumes e verduras espalhados pelo chão, especiarias multicoloridas e carnes frescas. Nossa bicicleta era o único objeto do futuro em algum lugar da idade media, por onde seguíamos atónitos, um fluxo de pessoas, tentando não derrubar as frágeis estruturas em madeiras e caixotes. Voltar atrás era algo tão impossível quanto um camelo passar pelo buraco da agulha.

Seguíamos as indicações do gps ao que pensávamos ser a parte externa da medina e fomos arremessados a becos labirínticos e, contrariando todas as informações que tínhamos, nos conduziu ao alojamento sem dificuldades, só não conseguimos nos livrar de um marroquino ouvindo  “la shucran” sem dar atenção alguma.

A beleza e os ricos detalhes dos pátios internos em Fés é hipnotizaste e deixamos para pensar como seria a saída, depois . Antes é preciso conhecer melhor este turbilhão chamado Fes-EL-BALI., uma das mais importantes cidades e o maior distrito sem tráfego de carros do mundo.

Manhã na medina de Fés

Na tranquilidade da manhã, a medina vai acordando aos poucos e neste horário o choque inicial que tivemos foi dando lugar aos sentidos de forma mais harmoniosa, a medida dela mesma, uma forma muito peculiar de vida e comércio, onde é impossível passar desapercebido.

Ruas que só se pode transitar a pé ou em mulas, sinuosas, estreitas e labirínticas perfeitas para frustrar invasões, tem paredes de pátios tão altas que criam becos escuros e uma atmosfera que nada tem haver com a suntuosidade dos riads e  palácios.   

A existência de nascentes de aguas nos arredores alimenta as 3.500 fontes, sendo aproximadamente 69 publicas, muitas são  verdadeiras obras de  arte e a Fonte el-nejjarine é a mais conhecida, devido aos seus azulejos

São aproximadamente 500 Mesquitas que só podem ser frequentadas por muçulmanos o que instiga a curiosidade e desejo em apreciar uma arte singular. De longe podemos acompanhamos o ritual dos fiéis ao se descascarem e se lavarem, antes das orações. 

Lojas, curtumes, fabricas têxteis, residências construídas ao seu redor e inúmeras escolas religiosas. Fazem de Fés, a capital espiritual de Marrocos, Património mundial da UNESCO.

Souk-em-Fés
Medina-de-Fés,-homem-vendendo-menta

Para observar o trabalho dos artesãos do couro é necessário subir ao alto de algum prédio que circunde o espaço, estrategicamente loja de artigos de couro peles dos diversos animais – cabra, ovelha, vaca e até camelo – passam primeiro pelas tinas esbranquiçadas, onde uma mistura de cal – com excrementos de pombas e urina de vaca –amolecem o couro e destroem os pelos dos bichos.  Após ficarem de molho durante vários dias, as peças passam por um processo de limpeza e de enxague. uma tradição de oito séculos de curtumes

Sentar-se em um banquino de madeira a porta ou dentro de um humilde estabelecimento que não tem muito mais que uma pia para lavar às Maos, enquanto observa a vida acontecendo, é sem duvida um tempero especial da gastronomia local e a variedade do cardápio, um prato cheio para nosso apetite.

Comer-pelas-ruas-de-Fés
Vitrine de doces em Fés
Cenas-em-Fés,-Marrocos
Veja no mapa, a rota completa de nossa travessia por Marrocos
    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com