Uma cidade sagrada de telhados verdes, fechada a não muçulmanos até á pouco tempo, com a melhor Kefta do país. Não podia ser tão fácil chegar até ela, chuva de pedras marcou a travessia…

| O que é | A cidade mais sagrada de Marrocos para os muçulmanos.
| Onde fica | Norte de Marrocos
| O que fazer | Conhecer uma cidade fechada a não muçulmanos até pouco tempo, se perder pelas ruas e vielas labirínticas da antiga medina, ver o único minarete circular em Marrocos, apreciar a vista panorâmica da cidade e comer Kefta.
|Quando fomos |
 Dez/ 2017

Vista-panorâmica-a-caminho-de-Moulay-Idriss

|Chefchauen  – Moulay Idriss| 170 km | 2 Etapas

No caminho de Fés está uma cidade sagrada e importante destino de peregrinação por abrigar o túmulo do fundador da primeira dinastia árabe no país,  Moulay Idriss. O fundador deu nome à cidade e deu inicio á construção de Fés, concluída por seu filho.

O verde nos telhados chama à atenção, trata-se da cor do Islão que sobressai na cobertura da mesquita onde está o túmulo do fundador – o acesso a mesquita é vetado a não muçulmanos. É muito interessante vê-lo de determinados pontos da cidade onde se tem uma vista panorâmica da arquitetura local e das ruínas de Volubilis ao fundo. Encontrar estes pontos não será difícil, haverá sempre alguém a lhe indicar o caminho.

Moulay Idriss está localizada no alto de uma colina e a 5 km de uma antiga cidade romana chamada Volubilis, de onde foram retiradas pedras para a construção de Fés e Meknes. Fechada a não muçulmanos por quase toda a vida, apenas e a partir de 2005 é permitido aos mesmos pernoitar na cidade. Isso faz de Moulay Idriss um destino cheio de oportunidades para se conhecer melhor a cultura e encurtar distâncias. 

Rua-em-Moulay-Idriss
Túmulo-de-Moulay-Idriss
Vista panorâmica da cidade e da parte superior do mausoléu com telhado verde.
Caminhando-por-as-ruas-de-Moulay-Idriss,-a-cidade-sagrada-de-Marrocos
Minarete-redondo-de-Moulay-Idriss
O roteiro do Alcorão circunda o único minarete redondo em Marrocos.
Conhecendo-a-cidade-sagrada-de-Marrocos

Se perder nos labirintos da medina, procurar pelos portões do Mausoléu de Moulay Idriss I (ao lado da praça principal), encontrar o único minarete redondo do país e alcançar os pontos com vista panorâmica desta cidade com íngremes subidas, exige uma reserva de energia que a gastronomia local ajuda a repor. Kefta é um prato popular marroquino de almôndegas com molho de tomate, muitas vezes servido com um ovo escalfado diretamente no molho. E, em Moulay Idriss este prato é preparado como especialidade local, indicada como a melhor do país. Boa gastronomia, para nós, já é motivo suficiente para uma visita. 

Kefta,-Gatronomia-Marroquina

Talvez por ser relativamente recente esta abertura à cidade sagrada, que tenhamos vivido um inusitado comportamento de crianças e adolescentes nas proximidades, embora relatados por outros ciclistas em diferentes regiões do país. Quando passávamos pela rodovia, um grupo de adolescentes,  parou o jogo de futebol que se dedicavam e correu em nossa direção atirando pedras. Mais adiante, um grupo de crianças repetiu a mesma ação sob os olhares de adultos que, ao serem questionados disseram: “Estão brincando”

É importante salientar que este foi o único dia de, toda a travessia por Marrocos, que vivemos tal situação. No entanto, ela existe e trata-se de uma “brincadeira” muito perigosa que, se não fosse a proteção  do capacete, teria gerado grave consequência. Logo, o capacete mostra mais uma vez sua importância, reforçando-se como equipamento imprescindível e este comportamento como algo que se deve ter em conta quando se pretende percorrer o país pedalando. 

Assista o video com imagens de Moulay Idriss e o percurso de bicicleta desde Chefchauem, a incrível cidade azul, antes de continuarmos a pedalada pelo país passando no dia seguinte por Fés, a cidade espiritual de Marrocos

Moulay-Idriss,-a-cidade-sagrada-de-Marrocos

Veja no mapa, a rota completa de nossa travessia por Marrocos

    Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem e faça a reserva pelo nosso site.
    Booking.com