Casar ou comprar uma bicicleta lhe parece decisões antagónicas? Então, este post veio para lhe falar de uma bicicleta que é um verdadeiro casamento e lhe mostrar que há um caminho para solução desta questão, a tandem bike. Um tipo de bicicleta que utilizamos para viajar pelo mundo por meses seguidos. Sobre ela já atravessamos o deserto, chegamos ao sul de Marrocos desde de Portugal e continuamos a viajar.

Entre as perguntas que ouvimos em nossas viagens, porque escolhemos uma tandem bike para viajar  e  como é pedalar uma tandem bike, é uma constante. Por isso decidimos partilhar os motivos pelo qual a elegemos como grande companheira de viagem, segue neste post e passeia connosco  desde das alianças até o cale-se para sempre.

 

Eliane e Dinis Por Aí | Pirineus
Castro Daire
Caminho de Santiago Portugues do Interior, Via Romana
Eliane e Dinis Por AÍ | Eurotrip | Pirineus
Camping, alternativo
Santa Comba do Dão, Ecovia

AS ALIANÇAS

Originalmente o termo “tandem” refere-se a um alinhamento de máquinas, animais ou pessoas na mesma direção. Podemos então definir a  tandem bike como um grupo de pessoas sobre um objeto, trabalhando juntos e na mesma direção, com o intuito de fornecer força de tração. Uma verdadeira aliança.

O NOIVADO

Se a pergunta sobre “Casar ou comprar uma bicicleta” ronda a cabeça, é porque já rolou namoro e é hora de assumir um compromisso.  Nesse momento surge a duvida: Será que vai dar certo, será que é uma pedalada difícil? É uma duvida compreensível, já que,  trata-se de dois corpos que precisam se conectar para se movimentarem juntos e em sincronia. 

Podemos dizer que é como dançar a dois e que são muitas as  semelhanças entre  cavalheiro/dama e capitão/foguista.

Por causa desses conformes, dancei.

dANCEI, música de Martinho da vila

A VALSA

As posições dos dois pilotos da tandem são definidas como: piloto da frente/capitão e piloto de trás/fogão ou foguista e suas atuações muito se assemelham às de  cavalheiro e dama, na dança de salão. Pois, cabe ao cavalheiro tomar as decisões dos movimentos e a dama estar atenta e escutar o corpo do outro. Ele decidi os passos a serem executados e conduz o conjunto, além de cuidar e proteger para que ela se sinta segura e que não entrem em colisão com outros pares. A dama acompanha os passos e juntos executam-os, em sintonia com a música. 

A comparação pode levar a conclusão que o feminino e o masculino tenham posições definidas na tandem, no entanto, isto é aplicado de acordo com as características particulares de cada um. Nada impede que a mulher assuma a posição de capitão e não há definição ou limitação de género no conjunto dessa montaria.

 

UNIÃO DE FACTO

Além de um estilo de vida verde, o uso da bicicleta tandem é uma solução simples para o problema de diferentes níveis de aptidão em família.

Quando um companheiro não consegue acompanhar ou estar lado a lado em bicicletas únicas, pode não significar um exercício satisfatório transformando a ideia de prazer em stress, desmotivar, impedir novas investidas neste tipo de atividade e a bicicleta ficar esquecida no fundo da garagem. A tandem traz equilíbrio a esta conversa e ninguém fica para trás, transformando o que muitas vezes é um problema em uma fonte de aventura, exercício e diversão.

Já quando os dois possuem o mesmo nível técnico e paixão pelo ciclismo,  esta união pode ser uma forma divertida de superar as marcas individuais e ir mais longe.

Em terrenos planos e descidas é mais fácil de conjugar as aptidões e técnicas e onde se alcança melhor performance. A tandem atinge velocidade superior a uma bicicleta individual já que a incidência do vento sobre uma única bicicleta perde para a pedalada de dois pilotos e suas quatro pernas.

Nas subidas é onde se exige mais dessa união, que vai se aperfeiçoando com o tempo, pois  o peso extra e a força da gravidade são os adversários da equipa que precisa conjugar a cadencia da pedalada sem a ginga que uma bicicleta única permite e facilita, o que exige mais força.

A técnica de partida onde o foguista aplica potencia enquanto o capitão estabiliza o conjunto, evidencia o conceito em que os pilotos cumprem papeis distintos e se complementam, fornecendo um o que o outro não tem e a forma alternada que isso pode acontecer.

PILOTANDO O FOGÃO

Na divisão das tarefas, é comum a posição do foguista ser subestimada mas, enquanto o piloto da frente determina todas as manobras e tem no assento dianteiro a responsabilidade de conduzir e manter tudo bem com a equipe, o piloto traseiro exerce funções importantes seguindo na pedalada e dando apoio de navegação e logística, sobre tudo em longas viagens onde a variações de clima, terreno e estado de espirito influenciam no rendimento de forma particular a cada um. As funções de ler mapas, providenciar bebidas e comida, possibilitam uma pedalada por muitas horas sem parar.

Além disso, se por um lado o capitão carrega a responsabilidade das manobras, o foguista goza de uma posição privilegiada que lhe permite desfrutar e observar o ambiente de forma particular permitindo-o perde-se em pensamentos, devaneios e dedica-se a fotografias.

CUMPLICIDADE

O individualismo não tem vez em uma bicicleta tandem e, consequentemente, a pouca comunicação ficam de fora desse passeio ou viagem. Uma boa comunicação do capitão é fundamental para que tudo corra bem e o foguista consiga reagir positivamente a terrenos acidentados, movimentos bruscos e sobretudo imprevistos considerando que a sua visão da pista é restrita. 

Com o tempo o piloto e o foguista vão se conhecendo, se comunicando melhor e quando a linguagem corporal passa a dispensar muitas palavras, o resultado é fabuloso. Com tudo correndo bem, sobra tempo para conversar, contar piadas e até cantarolar algumas canções marcando positivamente os momentos e os laços afetivos.

Promover a vida social e familiar é uma consequência imediata no uso da tandem pois, todo o trabalho é feito em equipe e com partilha mútua. Ela encurta distâncias e é uma excelente ferramenta na inclusão social .  Deficientes visuais por exemplo, podem desfrutar dos benefícios da pedalada na companhia de alguém que ama em pé de igualdade.

Os bons resultados da atividade física são estímulos para a pedalada que, sendo a dois, podem contar com incentivo mutuo na regularidade do exercício.

Em viagens para países estrangeiros ou ambientes desconhecidos, uma tandem diminui a insegurança. Sobre tudo, em países onde um dos parceiros pode sentir-se mais vulnerável, ela foi uma grande aliada em nossa viagem por Marrocos.

 

 

A HORA DO SIM

Tomada a decisão, é hora de eleger um modelo ideal para essa aventura. Há no mercado diferentes marcas e modelos  e com preços variados, tudo com alguma razão de ser.

Modelos de bicicletas tandem para o lazer, podem apresentar um design direcionado para a família com ajustes fáceis e rápidos para os variados tipos de tamanhos

Modelos para turismo de aventura, não permite tantos ajustes e tem um design e configuração voltada para uma melhor performance com medidas especificas a cada piloto.

Nós iniciamos nossas viagens de aventura com um modelo da Órbita Bikes, uma tandem cidadina que possui apenas uma medida genérica de quadro e com ela viajamos do Sul de  Portugal ao sul de Marrocos. Hoje esta tandem pertence a um amigo que tem dando lindos passeios com as filhas.

 

Neste momento estamos viajando pela Europa com um modelo da Drossinger, a marca trabalha com três tipos de medidas especificas para cada piloto e ajustes mais adequados para viagens de longas distancias.

Tandem bike - Drossinger | Eurotrip - Chaves | Portugal

Nossas impressões sobre cada um desses modelos estará em um post exclusivo que publicaremos em breve, subscreva nossa newsletter e receba notificações de novos posts com informações, dicas e muito mais de nossas viagens a pé e de bicicleta Por Aí.

FALE AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE

  • É impossível passar desapercebido com a sua tandem.
  • Ela despertará sorrisos e muitos comentários.
  • O egoísmo e o individualismo não terão espaço nessa relação.
  • O capitão desenvolve grande capacidade de liderança.
  • O foguista aprende e descobre os benefícios de confiar.
  • Tudo isso vai mudar sua vida para sempre.

Enfim, são muitos os motivos que fazem da tandem um casamento perfeito, assim o pedal a dois e dias felizes constroem uma bonita historia.

Vejas nossas viagens em nossa tandem bike e acompanhe nosso blog, porque a viagem continua Por Aí olhando o mundo e as pessoas com um pouco mais de calma.

Encontre aqui a melhor hospedagem para sua viagem
Booking.com