Antes de tudo a ecopista do Corgo, como o próprio nome diz, é uma via ciclopedonal. Do mesmo modo, o nome “Corgo”, refere-se a um dos afluentes do Rio Douro, localizada na região Norte de Portugal. Junta-se a isso um antigo caminho-de-ferro desactivado, e temos então a “Ecopista do Corgo” como
uma óptima opção para o lazer. Além disso, a via também faz parte dos Caminhos de Santiago e proporciona vistas panorâmicas a quem a percorre.
Nesse sentido, o percurso atualmente conta com 39km pronto para atividades ciclopedonais, mais precisamente, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. No entanto, o projeto prevê um percurso total desde Vila Real a Chaves.
No que diz respeito ao trrreno, é quase todo em terra batida, com alguns trechos pavimentados. Além disso, não há praticamente nenhum tipo de construção, exceto antigas estações ferroviárias, hoje abandonadas. Dessa forma, compõe-se um cenário que, por vezes, fazem o ciclista sentir-se tal qual um herói solitário dos filmes de faroeste.
De forma que, a Ecopista do Corgo, faz de qualquer motivação um bom pretexto para percorrer-la. Pois, seja pela pratica de atividades de natureza ou apenas para gastar umas calorias. Bem como, percorrer uma das etapas do Caminho Português Interior de Santiago, prepara o corpo e o espírito para desfrutar, sem culpa, da gastronomia e os bons vinhos do Douro.