Antes de tudo a ecopista do Corgo, como o próprio nome diz, é uma via ciclopedonal. Do mesmo modo, o nome “Corgo”, refere-se a um dos afluentes do Rio Douro, localizada na região Norte de Portugal. Junta-se a isso um antigo caminho-de-ferro desactivado, e temos então a “Ecopista do Corgo” como
uma óptima opção para o lazer. Além disso, a via também faz parte dos Caminhos de Santiago e proporciona vistas panorâmicas a quem a percorre.

Nesse sentido, o percurso atualmente conta com 39km pronto para atividades ciclopedonais, mais precisamente, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. No entanto, o projeto prevê um percurso total desde Vila Real a Chaves.

No que diz respeito ao trrreno, é quase todo em terra batida, com alguns trechos pavimentados. Além disso, não há praticamente nenhum tipo de construção, exceto antigas estações ferroviárias, hoje abandonadas. Dessa forma, compõe-se um cenário que, por vezes, fazem o ciclista sentir-se tal qual um herói solitário dos filmes de faroeste.

Ciclovia, bicicleta tandem
Ciclovia às margens do Rio Corgo, Portugal
Caminho de Santiago, Ecopista do Corgo, Portugal
Estradas de terra batida, Ecopista do Corgo, Portugal
Marcação do caminho de Santiago Português

De forma que, a Ecopista do Corgo, faz de qualquer motivação um bom pretexto para percorrer-la. Pois, seja pela pratica de atividades de natureza ou apenas para gastar umas calorias. Bem como, percorrer uma das etapas do Caminho Português Interior de Santiago, prepara o corpo e o espírito para desfrutar, sem culpa, da gastronomia e os bons vinhos do Douro.

Mapa da Ecopista do Corgo
Ecopista do Corgo
Antiga estação ferroviária, Ecopista do Corgo

Veja a
Ecopista do Corgo
em video

6